Conhecimento técnico especializado
Tradução técnica e oficial
Quando qualidade é imprescindível:
artigos científicos
relatórios ambientais (EIA/RIMA)
validação de instrumentos e procedimentos médicos (retrotradução/backtranslation)
relatórios para investidores (KPIs) e financiamento internacional (parcerias, agencias de fomento)
Revisão científica e certificada
Domínio, precisão e contextualização em diversas áreas: Experiência direta nas exatas, saúde, agronegócio e biotecnologia no Brasil.
Inglês impecável com impacto garantido: Artigos claros e concisos, alinhados com os requisitos das revistas e o feedback dos revisores.
Histórico de sucesso: Centenas de artigos aceitos e parcerias com revistas bilíngues brasileiras e centros de pesquisa.
Atendimento personalizado: Suporte integral durante todas as etapas de submissão, com flexibilidade de pagamento em Reais (trabalho com CAPES, CNPq, etc.).
Apoio no processo de revisão substancial, com certificado de revisão quando necessário sem custo adicional.
Como funciona? Quanto custa?
Cada projeto é único, mas geralmente o procedimento segue assim:
O texto é enviado para orçamento e definição de prazo.
Após confirmação, o texto é revisado em .doc, gravando alterações, padronizando o inglês (geralmente EUA) e estilo da área (guia Chicago de estilo).
O texto é entregue, e caso tiver pendências essas ficam apontadas em caixas de comentário para resolução.
A tradutora fica disponível após entrega para fazer ajustes ou alterações (no caso de questões de dados, linguagem preferida ou outras dúvidas), sem custo adicional. Isso evita a entrada de erros de sintaxe ou gramática no texto. Ajustes ou alterações depois desse período (pedidos pela revista, por exemplo, depois de revisão por pares; ou seja, referentes ao conteúdo, dados, etc.) constam um novo projeto.
Caso a revista pediu um certificado de revisão, isso é documento oficial emitido só quando o cliente aprovar a versão final.
Nota fiscal é emitida, com dados referentes ao FAPESP, CAPES, etc. quando aplicável.
Pagamento é feito na hora da entrega: não aceito cartões, mas tem como parcelar o seu PIX.
Garantia: caso a revista ainda pedir alterações, trabalho com o cliente até que seja resolvida. Meu alvo é o aceite do seu artigo.
E a IA?
Hoje o uso da inteligência artificial é bastante comum, desde o esclarecimento de trechos pontuais até a formulação do artigo inteiro, além de ferramentas revolucionárias como de enovelamento de proteínas.
Claro, é importante se atentar aos requisitos da revista quanto declarações de uso da IA. Outra preocupação é que o modelo realmente expresse suas ideias, sem alucinações nem omissões. E quando o modelo traduz do português para o inglês, muitas vezes a estrutura continua "aportuguesada": para dar um exemplo, o mesmo texto pode perder até 30% do volume de palavras quando traduzido, pois inglês científico é mais enxuto.
Revisão profissional garanta que tudo faça sentido e comunique seus achados e ideias, de modo conciso e impactante, sem equívocos. E esses refinamentos até podem facilitar no desenvolvimento da sua próxima publicação, treinando seu modelo.